Egomet

April 14, 2005

Nostalgia

How is to miss someone?? Unfortunately I know what feeling is this. Almost six years passed away since R.’s death and I truly realize I miss him a lot. All those “perfect” moments made me consider him a great person, a great friend…. The fact is that me and my friends avoid talking about this because it hurts too much. Why is this?? Probably we should talk more, remembering those crazy moments spent with him, because they were too crazy to be forgotten. During the first two years after his death I used to do something ridiculous….I used to write letters to him as if he was still alive, but living abroad. It was somehow good for me…but then I felt I was able to stop writing…it was enough to think about him and to imagine how things would have been if he was alive. His position about life was too good, too unusual, and too beautiful. But even so…I know things were better the way they happened…if death had not taken him that moment it would happen a few months later and things would have been much more painful for him. Am I being stupid thinking this way??? I believe not…At least he died the way he wanted to, not spending the rest of his days in a hospital bed waiting for death. Although I now try to think this way….an optimist point of view….it was, during years, truly hard to do it…sometimes it all seems so unfair, he was so young…. But life goes on…and I try most of the times to see it the way he all the time taught me to…everything is beautiful, and when something is not we have to try to find the beauty in it.

La Nostalgia
”De qué se nutre la nostalgia?

Uno evoca dulzurascielos atormentados
tormentas celestiales
escándalos sin ruido
paciencias estiradas
árboles en el viento
oprobios prescindibles
bellezas del mercado
cánticos y alborotos
lloviznas como pena
escopetas de sueño
perdones bien gana
dospero con esos mínimos
no se arma la nostalgia
son meros simulacros
la válida la única
nostalgia es de tu piel”

Mário Benedetti


Egomet

1 Comments:

  • Olha, desculpa, mas mais uma vez não me apetece escrever em inglês, mas,como espero que percebas, quando chego a casa, só me apetece é falar e escrever em português!Não leves a mal.
    Deus já levou algumas pessoas que conheço, pessoas pelas quais tinha estima e consideração, contudo, e tenho que Lhe agradecer, ainda não me levou um ser que ame de verdade Ou seja, um daqueles sem os quais a vida se tornaria muito dura (pais, irmãos, avós, amigos,...).Acredito que o nosso destino está traçado e que não podemos fugir à morte (é o que digo sempre à minha mãe quando ela implica por eu ir à tua terra à noite).
    Como sabes nunca cheguei a conhecer o teu amigo R., mas «conheci» a dor que sofreste, «conheci» o tempo que passaste muito em baixo. Nunca mais me vou esquecer da tua imagem,uma manhã,à porta da J (qualquer coisa, não me lembro do nº), sentada, com os joelhos encostados ao peito, o «olhar» inchado e cravado no infinito.Não foram precisas nem palavras nem troca de olhares para saber que algo estava errado...recordo-me de a Biggy me sussurrar «faleceu um amigo». Só agora,que penso nisso, me apercebo que, praticamente,nunca falamos de tal coisa...talvez uma ou duas vezes, mas nunca como assunto principal.
    Sabes, acho que a nostalgia é um parasita que se alimenta à custa da nossa felicidade (metáfora bonita!!!!). Só nos sentimos nostálgicos em relação a momentos felizes e a pessoas que nos fizeram felizes...Graças a Deus não é preciso perder alguém para nascer em nós este sentimento, também ele, tão português...Eu sou muito nostálgica,horrivelmente nostálgica, drasticmente nostálgica!Não sei se é um defeito...mas nem imaginas as saudades que tenho dos dias de universidade (ou melhor, de bar da Unidade), do que riamos em algumas aulas, etc, etc e de coisas que nem devia ter saudades...
    Acho que isto não foi, propriamente, um comentário ao post, mas de momento foi o que consegui, ou melhor, foi o que tive vontade de fazer.

    By Blogger me, at Thursday, April 14, 2005 8:54:00 PM  

Post a Comment

<< Home