Egomet

August 19, 2005

Que sais-je?

" (...) comment existerait-il même la possibilité d'expliquer quand nous faisons d'abord de toute une image, notre image!"

Nietzsche, Le Gai Savoir, 1950, pág. 150.

O que desperta a minha atenção relativamente a esta citação é o facto de, muitas vezes, a nossa imagem não ser a mais correcta. Quando me refiro à "nossa imagem" quero dizer tudo aquilo que faz de nós o que somos. Vezes sem conta deparamo-nos com atitudes irreflectidas, que num determinado momento pareciam ser o mais adequado possível...pelo menos de acordo com aquilo em que acreditamos, com todos os nossos valores. Mas até que ponto podemos confiar nos nossos valores, sobretudo quando eles estão aliados aos sentimentos?

Egomet

2 Comments:

  • Os sentimentos reflectem as modificações que ocorrem no corpo derivadas do efeito que o meio social ou físico-químico envolvente mnos imprime. Estas modificações não têm necessáriamente de vir de fora, podemos manipula´las no espaço íntimo da nossa mente. Nqa minha opinião o mais impressionante é a forma como o este reflecte a autopreservação da espécie em sentido lato,e os valores poderão no fundo ser a escala bom/mau, certo/errado, dicotomia dualista que está imbuída no cerne da nossa bioestrutura, faz paerte de nós. Os valores constituem portanto parte integrante do sentimento que nos guia, nem sempre pelos melhores caminhos. à que o pôr em causa, tentar discernir a sua forma e compreender tanto quanto possível o seu modo de acção.
    BJS Grandes do A. ;))!!

    By Blogger celofane, at Monday, August 22, 2005 9:27:00 PM  

  • Olá, olá, olá,
    Como bom egocêntrico que sou acredito que deves ter morrido de saudades minhas durante o tempo que estive ausente ;)
    Eu tive saudades tuas e da tua maneira de escrever.Mas as férias serviram para me purificar e estou de volta!
    Até breve...

    O Anónimo
    (o de sempre)

    By Anonymous Anonymous, at Saturday, August 27, 2005 10:28:00 PM  

Post a Comment

<< Home