Egomet

July 14, 2005

Direitos....



“ (…) O mundo tornou-se um direito do homem e tudo se transformou em direito: o desejo de amor em direito ao amor, o desejo de repouso em direito ao repouso, o desejo de amizade em direito à amizade, o desejo de guiar depressa de mais em direito de guiar depressa de mais, o desejo de felicidade em direito à felicidade, o desejo de publicar um livro em direito de publicar um livro, o desejo de se gritar à noite nas ruas em direito de gritar à noite nas ruas. (…)”

Kundera, M. (2001). A Imortalidade. pág. 135. 5ª edição.


Um dos aspectos mais característicos da filosofia de Sócrates é a introspecção, expressa no lema “conhece-te ti mesmo”. Equivocamo-nos, repetidamente, cogitando que é fácil cumprir este lema. A introspecção parece ser mais facilmente atingida quando nos tornamos conscientes da nossa ignorância, porque é isso que nos conduz à sabedoria. Sabermos que somos, de alguma forma, ignorantes torna-nos virtuosos seres em busca do conhecimento, ouvindo a voz interior do génio e a do demónio (todos as transportamos, sendo fundamental saber ouvi-las).

Por vezes, a liberdade destas vozes é peculiarmente austera, crítica e irónica. Estas características são projectadas para o ser, sendo a consequência mais nítida a de descontentamento geral, concretização, racionalização, um estado de ânimo hostil, ou não. Será um estado de ânimo hostil desejável, ou nem por isso? Por vezes as evidências a favor deste estado de ânimo esbatem-se contra nós, sem que nos apercebamos. É ele que nos permite corromper o que é concebido como dado adquirido, e esbatemo-nos muitas vezes contra a parede pessoal que foi construída quase imperceptivelmente. Concebo este estado de ânimo como um juíz intrinsecamente relacionado com a justiça humana. Este juíz ilumina-nos os olhos da alma, permitindo-nos ver não uma solução empírica para a vida terrena, mas sim o juízo eterno da razão. Assim se caminha em direcção à imortalidade.

Egomet

4 Comments:

  • Esqueceste-te de abrir aspas a seguir à referência bibliográfica.Ou então, estás a tentar mandar-nos areia para os olhos, convencendo-nos que escreveste isso.

    By Anonymous Anonymous, at Thursday, July 14, 2005 3:33:00 PM  

  • Caro anónimo,
    Apenas me esqueci de citar a fonte da fotografia que apresentei, sendo que a referência bibliográfica do parágrafo citado está devidamente apresentada (Milan Kundera no livro "A Imortalidade").Agora, vamos lá ver se nos entendemos...porque a minha intenção não é convencer ninguém. Não sou plagiadora (pois é disso que me estás a acusar). Estou a ver que adoras insultar as pessoas, ou pelo menos é aquilo que aqui tens estado a fazer. O teu nível de fel parece não ter fim, o que me leva a crer que se mordesses alguém, provavelmente a morte seria fugaz e indolor.

    By Blogger Egomet, at Thursday, July 14, 2005 4:32:00 PM  

  • Cara Egomet,
    Se a tua intenção não passa por tentar convencer os outros, muito menos a minha passa.Logo não tenho que te provar a quantidade de fel que destilo por dia, ou, a sua eficácia quando aplicada à «presa».
    Quanto a não seres plagiadora,...não ponho a mão no fogo por ti.
    Que eu saiba ainda nunca te insultei, aqui, se alguém faltou ao respeito a alguém, foste num dos teus últimos comments.
    E outra coisa, eu não insulto as pessoas, eu falo do que vejo/leio.
    Sabes qual é a diferença entre a minha pessoa e as restantes que visitam este blog?!É que eu escrevo o que penso acerca dos teus «pensamentos», ao passo que os outros não têm a coragem suficiente para o fazer e engolem o que aqui publicas como verdadeiras obas literárias; como se fossem escritas por alguém competente para a escrita. Sabes, eu não sou um «escritor» competente, sou realista, mas olha que tu também não és nada por ai além...
    Ah, e para te defenderes dos meus comments talvez fosse melhor começares por defender a tua escrita, nos aspectos em que eu ou qualquer outra pessoa apresentam como mais fracos, e não agredir a pessoa que elabora o comment.
    Olha que fel por fel tu também não me ficas muito atrás.

    By Anonymous Anonymous, at Friday, July 15, 2005 12:24:00 AM  

  • para "anonymous"

    Considero que conheço bem Egomet, partilhei quase um ano de vida com a pessoa, e posso assegurar-te que é uma pessoa extremamente humilde em relação ás suas capacidades, e que não tem quaisquer aspirações a levar pessoas a acreditar numa versão insuflada dela própria. Pelo contrário, Egomet faz as contas por defeito, considerando a vasta quantidae de literartura que esta pessoa já leu e continua a ler. O que não percebo é a tua atitude destrutiva, negativista e anti-expressiva de um mundo psíquico próprio que nunca pode ser realmente compreendido na globalidade, e que apenas o próprio tem possibilidade de realmente compreender. Egomet partilha a sua visão de palavras frases e autores, muitos dos quais são me também muito queridos, e eu gosto particularmente da forma como Egomet se expressa. Conhecendo a pessoa, conhece-se melhor o sentido das suas citações, comentários e textos.
    Como tal aconselho-te a elaborarers um esforço de transposição de significado colocando-te no lugar de Egomet, para tentares descortinar o que esta pessoa, de vivência irrepetível e diferente da tua, está a expressar e deixar jorrar de si própria. Se não te interessa conhecer a pessoa e apenas superiorizares-te com esses comentários arrogantes, podes facilmente deixar de aparecer e escreveres o teu próprio blog onde podes expressar toda a tua estrutura psíquica, sem te limitares a criticar e minorizar o trabalho efectuado por outros nesse sentido. Cordialmente, Sande.

    By Blogger celofane, at Monday, August 08, 2005 3:10:00 PM  

Post a Comment

<< Home