Egomet

June 09, 2005

Misteriosa Catarse

O fundamento de qualquer tragédia seria, segundo Aristóteles, ao suscitar sentimentos de terror e de piedade, o de exercer um efeito de purificação relativamente a estes mesmos sentimentos.

Mas então, este é apenas o objectivo, o fundamento e não o que é, concretamente, a catarse. Qual a essência da catarse, como é percepcionada?

No entanto, esta interpretação da catarse como purificação dos sentimentos de terror e de piedade não é unanimemente aceite por todos os teóricos. Por um lado, há os que advogam o vulgar critério de que os sentimentos em que incide a catarse são os de terror e piedade, despertados pela tragédia. Por outro lado, há teóricos que argumentam que a catarse é exercida não apenas sobre os sentimentos de terror e piedade, mas sobre muitos outros.

Não posso deixar de focar o facto de, qualquer que seja o sentimento sobre o qual a catarse exerce os seus efeitos, a catarse não deve ser concebida como uma expurgação. A razão para tal argumento reside no facto de, para que existisse expurgação, teria obrigatoriamente que ocorrer uma acção, nomeadamente a de eliminar os sentimentos de terror e de piedade.

Desta forma, é mais sensato conceber a catarse como purificação e não como expurgação. Os sentimentos já referidos podem, assim, resultar da função catártica da tragédia.

A analogia que estabeleço entre estes conceitos e a vida do ser humano é demasiado óbvia para mim. Quando algo não corre da forma mais desejada, mais esperada, mais ambicionada, há um sentimento ou amálgama de sentimentos que nos irrompe do ser…tornando-nos, por vezes, irracionais (sentimo-lo como se de uma tragédia se tratasse). No entanto, à medida que o vento, a brisa, a vida que continua em nosso redor, se consolidam, algo muda. Sinto, muitas vezes que a racionalidade insiste em não me abandonar, permitindo-me procurar que a “tragédia” exerça a sua função catártica sobre mim. Por vezes, os sentimentos que são purificados pela catarse deveriam ser procurados, porque a sensação de liberdade depois da purificação é de tal forma transcendental que se torna desejável senti-la pelos menos algumas vezes na vida. De alguma forma já o senti, não com sentimentos de terror e de piedade, mas com outros sentimentos que me esgotaram as energias…não conseguindo lutar contra mim mesma…e isto é o pior que me pode acontecer….A catarse permitiu-me restabelecer energias…tornar-me mais forte…mais confiante…acordou-me para a vida e fez com que eu desejasse ardentemente abraçar a vida.

Terror e piedade…sentimentos inerentes à situação trágica, que consiste, segundo Aristóteles no “homem que não se distingue pela virtude ou pela justiça; se cai no infortúnio, tal não acontece porque seja vil ou malvado, mas por força de algum erro”.

Será que tudo o que não acontece como desejado se deve única e exclusivamente a um erro, a um deslize? Muitas vezes penso que sim, mas há momentos em que acordo dessa realidade preconcebida e interiorizo a minha opinião relativamente a determinados acontecimentos….alguns bons, outros maus…e aí tenho a certeza absoluta de que nada fiz para que ocorressem. Bem sei que todos estes momentos…acontecimentos…são meras metonímias do todo que deveria ser a minha vida, mas mesmo assim sou incapaz de não os sentir como únicos…sobretudo devido aos sentimentos que despertam em mim.


P.S. Em contínuo ou prolongado estado de purificação. Há algumas pessoas que fazem parte deste estado, e tu és uma delas. Percebo por que razão ficaste surpreendido, mas agora já sabes e temos que assumir que o resultado tem sido enriquecedor....
Egomet

0 Comments:

Post a Comment

<< Home