Egomet

September 22, 2005

Out of My Mind...



Fotografia tirada por mim em Sagres, no dia 20 de Agosto deste ano....que belo dia de praia...


Que animais somos nós? Será que nada mais do que simples seres racionais? Não me parece...tantas vezes somos irracionais....e esta é talvez a mais nítida semelhança que temos com os demais seres que connosco co-habitam o planeta. A diferença entre nós e esses mesmos seres parece ser o facto de sermos demasiado complexos.
Como definir a complexidade é um imperioso problema, muitas vezes não passível de definição. Como nos desenvolvemos, como crescemos, como alimentamos toda a nossa complexidade, tantos “comos”, tantos “ses”, tantos “mas”...todos eles fruto de um raciocínio, vezes sem conta “irracional”. Supostamente, e por convenção, deveríamos ser seres exemplares e organizados. É a este ponto que pretendo chegar.....onde se encontra a organização do raciocínio? Quem consegue ser exemplarmente organizado? Serão apenas os loucos?
Por vezes gostaria de ser louca, para que tudo fizesse mais sentido, para que conseguisse organizar tudo, incluindo os sentimentos que por vezes desejo que não sejam mais do que meros espelhos....muito longe da realidade, muito longe do verosímil de toda a minha vivência. Como poderei disfarçar o instinto...tão nítido para algumas pessoas...e não falo de um instinto estético baseado no senso estético. Falo do instinto de que me apercebi há uns dias...o de ser como sou, mesmo quando sei que poderei estar a magoar alguém. Sinto, apenas sinto, que alguém me está a ensinar a mudar este instinto...com toda a força que o irracionalismo possa ter. No fundo não percebo porque existe este fútil instinto...apenas percebo que tem que existir, mas que posso alterá-lo ligeiramente de forma a não magoar quem não merece.

O meu mais sincero agradecimento por seres como és, e por me fazeres “ver as coisas” de outra forma, de forma mais simples, mais verdadeira...por vezes mais irracional. A tua presença tem sido reconfortante, embora eu não o demonstre como deveria....desculpa-me por simplesmente não o conseguir fazer.

Egomet

6 Comments:

  • eu sou aquilo que me tornei ao longo do tempo, ao fim de tantas perguntas e refleções sozinho cheguei á concluzão que há algo superior e que as pequenas coisas e atitudes da vida definem-nos como melhores seres. o que é a vida? o que significara? o que és tu? pq estar preocupado com a perfeição de nosso corpo e mente, se de nada nos tras felicidade, nem contribui para um mundo melhor. a vida é para ser simples , para ser sentida e não pensada com logica, não preocupada. há momentos qu não se deve pensar porque o sentimento é o que nos faz ser irracionais, e faz com que luta-mos contra o que é racional e sigamos caminhos que mereçam a pena viver.
    o ser humano jamias poderá ser feliz porque torna a complexidade da sua vida no seu proprio tumulo.
    que precocupação trás ele com o mundo com a natureza ou com o proximo. nenhuma porque cada vez mais só pensa nele e no seu objectivo de viver confortavel e sem trabalho nenhum. deixando de sentir emoções como amor fraternidade, sociabilidade, cooperação, amizade e paz comum de todo ser vivente.

    gosto mt de ti como sabes e quero que sejas melhor pessoa, quero mostrar-te que há coisas tão boas e simples, que fazem maravilhas no mundo que nos rodeia.
    nada terás a temer de mim pois eu só te quero bem, na penses mt sente aquilo que o teu corpo ou alma te pede liberta-te, estou ctg para sempre, e vou ajudar-te se me deixares.

    By Anonymous Anonymous, at Thursday, September 22, 2005 10:54:00 PM  

  • Bla, bla, bla...
    Pergunto-me a mim mesmo (passo o pleonasmo) se alguém agum dia te disse que escrevias bem/ que escrevias alguma coisa de jeito. É triste, e tenho pena de ter que ser eu a dizer-to, mas se te disseram que escrevias bem enganaram-te.
    Não conheço a tua vida e muito menos o teu nível de formação. Se for baixo, está tudo justificado (atenção, há pessoas com baixo nível de escolaridade que escrevem muitissimo bem), se for alto és uma nulidade.
    Nada do que escreves faz sentido, a construção frásica é caótica, o vocabulário demasiado rebuscado (o que significa um afloreamento prepositado da linguagem).
    Mas, opiniões não se discutem, e por o que estive a ler neste blog parecem existir uma série de pessoas «vendadas», surdas e mudas, pois são capazes de fazer críticas positivas.É o valor da amizade, que, às vezes, para não magoar se torna menos sincera.

    By Anonymous Anonymous, at Saturday, September 24, 2005 12:32:00 AM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger celofane, at Monday, September 26, 2005 7:38:00 PM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger celofane, at Monday, September 26, 2005 7:38:00 PM  

  • O comportamento é o espelho da estrutura que sustenta o nosso mundo psíquico. Como tal tudo o que sentimos reflecte essa estrutura, que se baseia no pilar da autopreservação. Não é bom complexificar o mundo que nos rodeia no sentido de ficarmos embrulhados na impossibilidade de ter dados suficientes que nos permitam compreender um qualquer fenómeno. Nesse caso pomos hipóteses, e se não as testarmos essas hipóteses não são mais que principios de perguntas sem respostas. No entanto é óptimo reconhecer a complexidade do que nos rodeia e do que somos, na medida em que melhor podemos precaver comportamentos derivados de falhas na nossa estrutura biologica, amadurecida com a experiencia. Temos é que nos aproximar da complexidade pé ante pé, com base sólida de princíp+ios simples, padrões que se repetem, compreender o cerne da estrutura corpo/mente que nos constitui. Só assim podemos mudar o mundo, compreendendo o ser humano e criar de futuro um meio no qual este animal possa florescer em todo o seu amor, brotado da cooperação com os outros que nos rodeiam, cooperação essa com um fim comum, a autopreservação.

    By Blogger celofane, at Monday, September 26, 2005 7:47:00 PM  

  • Nice brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.

    By Anonymous Anonymous, at Wednesday, January 20, 2010 4:42:00 PM  

Post a Comment

<< Home